Apenas 1/5 dos habitantes de Ilhéus tem emprego, aponta reportagem investigativa

Mulher que mudou de realidade e passou a conviver com urubus
Reprodução

Matéria produzida pela equipe do premiado jornalista Roberto Cabrini, exibida pela Rede Record, no Programa Repórter Record Investigação, destacou a delicada situação alimentar e econômica das famílias de baixa renda em Ilhéus neste momento de pandemia. O resultado é triste. E desesperador.

Levantamento apresentado pela equipe do jornalista aponta que em Ilhéus, apenas um quinto dos quase 160 mil habitantes têm emprego. Na pandemia, a situação piorou e a renda das famílias caiu consideravelmente. Para muitas delas, a sobrevivência dependia de uma mudança de endereço.

Elas passaram a viver em meio ao lixo, em condição degradante, cercados por urubus e em busca de material reciclável ou mesmo alimentos descartados, o mínimo necessário para enfrentar a fome. “Os ururbus são os vizinhos das famílias”, relata o repórter.

De acordo com a matéria, cerca de 80 famílias já vivem na região do lixão. O local já virou uma espécie de “bairro”. Durante a matéria, o repórter pergunta a uma criança aparentando 10 anos: “você gosta mais daqui ou da cidade?”. Ela responde: daqui. Aqui tem comida.

Para assistir a matéria, basta clicar aqui